O Município de Oliveira de Azeméis juntou-se às celebrações do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro, com um programa de atividades de consciencialização sobre a diabetes e como preveni-la, que incluiu a formação do logotipo humano da diabetes e uma caminhada.

Esta data marcou o início do Plano Estratégico de Atividades do “Não à Diabetes! Desafio Gulbenkian”. A nível local, o Município de Oliveira de Azeméis e o ACES Entre Douro e Vouga irão ser responsáveis pela avaliação de risco de 25% da população concelhia entre os 20 e os 79 anos de idade, através do rastreio com o questionário FINDRISK (Finland Diabetes Risk), método de avaliação do nível de risco de desenvolver diabetes tipo 2.

O Dia Mundial da Diabetes contou com o seguinte programa:

·         Assinatura das Cartas de Compromisso da Rede Local de Apoio ao Desafio Gulbenkian “Não à Diabetes” nas Piscinas Municipais de Oliveira de Azeméis;

·         Apresentação do Programa Desportivo “Viver Melhor com a Diabetes”;

·         Painel de Intervenções;

·         Formação do Logotipo Humano “Não à Diabetes”, no Espaço Multidesportivo (entre o pavilhão municipal e o complexo de piscinas);

·         Caminhada “Não à Diabetes”, na ciclovia circundante à zona escolar e desportiva.

Participaram na iniciativa 116 pessoas, entre as quais, representantes das Entidades concelhias promotoras e parceiras: o Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Ação Social, o Diretor do ACES Entre Douro e Vouga II, representantes das farmácias Gomes da Costa e Amorim, de Macieira de Sarnes, Grupo Simoldes e Rotaract.

Também a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis (ESEnfCVPOA) se associou às comemorações. A comunidade escolar vestiu uma camisola azul e juntou-se no átrio da escola para realizar uma foto da Comunidade Académica da ESEnfCVPOA a Prevenir a Diabetes! Também convidou todas as pessoas da escola a tomarem consciência do seu risco de diabetes e a preencherem o Questionário de Avaliação de Risco de Diabetes Tipo 2.

OliveiradeAzemeis02 OliveiradeAzemeis06 OliveiradeAzemeis11