Prevenir a diabetes tipo 2

Fique com conselhos e estratégias para alcançar um estilo de vida saudável. Saiba quais os principais hábitos que deve adquirir na sua rotina diária.

A melhor forma de prevenir a diabetes tipo 2 é a manutenção de um peso adequado e de um estilo de vida ativo e saudável.

Siga as recomendações dos especialistas de saúde, reduzindo o risco de desenvolver diabetes:

1. Privilegie os alimentos saudáveis. A alimentação salutar é a melhor “arma” para prevenir a diabetes, entre outras doenças. Saiba escolher e combinar os alimentos que devem fazer parte da alimentação diária.

2. Faça várias refeições ao dia e a horas regulares. As refeições principais constituem o pequeno-almoço, almoço e jantar, devendo ser intercaladas com pequenos lanches. É também importante comer a horas regulares.

3. Reduza o consumo de sal. Evite os alimentos com demasiado sal. Na confeção dos alimentos, o uso de ervas aromáticas pode ser uma excelente estratégia para reduzir o teor de sal sem abdicar do sabor.

4. Evite os alimentos açucarados. Proteja a sua saúde e evite alimentos prejudiciais como o açúcar presente em alguns produtos de pastelaria, alimentos processados e refrigerantes.

5. Modere o consumo de álcool. As bebidas com álcool devem ser reservadas para os dias de festa. Caso não haja contraindicação médica, à refeição, poderá beber um copo de vinho (de preferência tinto).

6. Controle o peso regularmente. O excesso de peso é uma das principais causas do aparecimento da diabetes. Controle o peso regularmente. Em caso de dúvida, deve consultar o seu médico.

7. Seja uma pessoa ativa. O sedentarismo é um forte fator de risco para a diabetes. Procure estar ativo ao longo do dia, combatendo o sedentarismo.

8. Pratique exercício. Ao exercitar o corpo estará a prevenir ou reduzir a insulinorresistência, melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos e articulações, além de contribuir para a redução do peso.

9. Controle o colesterol. Faça o controlo do colesterol de acordo com as recomendações do seu médico. Informe-se sobre os valores ideais para o seu caso em particular.

10. Vigie a tensão arterial. Controle os valores da tensão arterial de forma periódica. Na consulta converse com o seu médico sobre os valores e os objetivos terapêuticos, prevenindo a hipertensão.