Mexa-se pela sua saúde

Conheça os principais benefícios do exercício físico, compreendendo o seu impacto na saúde e no bem-estar.

O exercício físico deve fazer parte dos hábitos de vida saudável de todas as pessoas, representando diversos benefícios na saúde a nível físico e psicológico.

 

Vantagens para todas as idades

As crianças e jovens que praticam exercício potencial o seu crescimento e o desenvolvimento, adotando desde cedo uma vida ativa e com harmonia.

Na vida adulta, o exercício é um hábito muito salutar, essencial para manter o corpo saudável, ao mesmo tempo que ajuda a gerar energia para concretizar os objetivos propostos.

Durante o processo de envelhecimento, a manutenção do exercício ou atividade física promove a autonomia e a capacidade de realização das tarefas no dia-a-dia.

 

Evite a diabetes

Exercitar o corpo melhora a ação da insulina e diminui a glicemia (açúcar), promovendo um papel fundamental na prevenção e no tratamento da diabetes tipo 2.

 

Previna as doenças cardiovasculares

Fazer exercício promove o bom funcionamento do coração, beneficiando o aparelho cardiovascular. Outra mais-valia é evitar e reduzir a hipertensão arterial, os triglicéridos e o colesterol, sendo o exercício um fator importante na prevenção das doenças cardiovasculares.

 

Melhore o peso e a composição corporal

O exercício diminui a gordura corporal, sobretudo a gordura abdominal. É também fundamental na prevenção e no tratamento da obesidade. Os praticantes de exercício físico regular conseguem manter a massa muscular ao longo do tempo.

 

Ganhe uma boa aptidão física

Exercitar o corpo aumenta a densidade óssea. Outro benefício é contribuir para a tonicidade dos músculos, o que ajuda a ter uma postura correta. As articulações também são favorecidas. Além disso, o exercício beneficia a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio.

 

Melhore a circulação sanguínea

Fazer exercício é um dos fatores mais benéficos para a circulação. É um excelente meio de prevenção de varizes, retenção de líquidos, inchaços nas pernas, dor. Mexer o corpo ajuda o sangue a fluir, evitando a excessiva coagulação no sangue que pode levar a tromboses.

 

Reforce o sistema imunitário

O sistema imunitário é reforçado com o exercício, aumentando a sua capacidade de defesa de infeções e de doenças como o cancro.

 

Reduza a ansiedade e a depressão

O exercício promove bem-estar, ajudando a prevenir e a combater a depressão. É uma forma eficaz para reduzir a ansiedade, promover a autoestima e o aumento de confiança.