Conselhos para praticar exercício

Aprenda boas práticas para realizar exercício físico corretamente. Siga as recomendações sobre os locais onde pode exercitar o corpo.

É recomendado que todas as pessoas tenham um estilo de vida ativo e que pratiquem exercício físico duas a três vezes por semana.

Há que ter em consideração alguns cuidados a ter antes, durante e depois do exercício.

 
O que deve fazer antes do exercício

O equipamento deve ser adequado às condições do local onde vai realizar o exercício físico.

Não deve realizar exercício caso as condições atmosféricas sejam menos adequadas (muito frio, muito calor ou muita humidade).

O calçado deve ser confortável e as meias devem ser de algodão, sem elásticos a apertar.

É essencial começar por realizar um aquecimento prévio dos músculos, evitando ter lesões.

O início da atividade deve ser hora e meia após uma refeição principal.

Caso precise de fazer uma refeição antes do treino, opte um pequeno lanche, por exemplo, 1/2 pão de mistura e uma peça de fruta.

Beba líquidos. É muito importante assegurar que tem o corpo hidratado antes de iniciar a atividade.

 
Cuidados a ter durante o treino

Escolha uma atividade física de que goste, mas que possa ser mantida por um tempo prolongado, como marcha, corrida lenta, natação, dança. É importante realizar a atividade sem paragens e com ritmo.

Os exercícios devem ter a duração de 30 minutos, pelo menos. Se necessário, diminua o tempo para um mínimo de 10-15 minutos. Comece a atividade a um ritmo normal antes de intensificar o exercício.

É conveniente manter a ingestão de água para evitar a desidratação ao longo do treino.

 
Conselhos após o exercício físico

Alongar é um hábito essencial no final do exercício. É um período de recuperação muscular, reduzindo a fadiga e libertando a tensão dos músculos, levando-os a um estado de relaxamento. Os alongamentos também são importantes para manter a postura e o alinhamento da coluna, além de estimularem a circulação sanguínea.

Depois de realizar esforço físico, é aconselhável o repouso e uma refeição equilibrada.

Após o treino, mantenha a ingestão de líquidos e o corpo bem hidratado.

 
Locais para praticar

Para saber onde pode praticar exercício, comece por informar-se sobre ações e iniciativas desportivas disponibilizadas a nível nacional para o público em geral:
 

  • Participe ou proponha atividades físicas junto da sua junta de freguesia, câmara municipal, centro de saúde ou hospital.
  • Promova a prática de atividade física em família. Organize caminhadas, circuitos de atividades, corridas, jogos.
  • No trabalho, usufrua ou proponha a prática de exercício físico para os colaboradores.
  • Pratique exercício num ginásio, clube ou associação com modalidades orientadas por especialistas da área do exercício físico e da saúde.
  • Junte-se a um grupo de amigos, vizinhos ou colegas para realizar uma atividade coletiva, por exemplo, marcha rápida, dança ou futebol.