Como motivar-se para o exercício

Saiba mais sobre estratégias de motivação para praticar exercício físico com prazer e de uma forma regular.

Por vezes, não sentimos a motivação ou a energia necessária para fazer exercício físico. Daí a importância de colocar em prática estratégias que ajudem a estimular a prática de desporto.

 

Escolha a sua modalidade preferida

A atividade física mais adequada é aquela que a pessoa gosta de fazer. O exercício deve ser uma fonte de prazer, para que a sua prática produza efeitos reais e perdure no tempo.

 

Defina objetivos específicos

Determine objetivos, por exemplo: perda de peso, perda de perímetro abdominal, fazer exercício duas vezes por semana ou começar a correr. Seja realista na definição dos objetivos.

 

Alcance bem-estar

A sensação de bem-estar e de missão cumprida é uma das principais razões para querer continuar a praticar exercício, pois sabe que exercitar trará sempre qualidade de vida.

 

Ganhe tempo exclusivo para si

Quando pratica exercício está a cuidar de si próprio. Torne o tempo do exercício físico numa rotina prioritária.

 

Gaste calorias

O exercício físico é a forma mais eficaz de gastar as calorias ingeridas. Ao cometer um excesso alimentar terá a oportunidade de compensar, através do aumento de atividade física.

 

Melhore a sua imagem

Ganhe autoconfiança ao praticar exercício físico, melhorando a sua aparência. Aumente a autoestima, o que vai permitir uma nova atitude perante os outros.

 

Alcance um peso saudável

O exercício é a melhor forma de conseguir ter um peso saudável e de reduzir a gordura corporal. Registe os valores mensalmente e constate a sua própria evolução.

 

Divirta-se e liberte energias

Torne a prática de exercício num momento de diversão e ficará com as energias renovadas. A descarga de adrenalina durante a prática de exercício conduz a um estado de satisfação e de bem-estar.

 

Desfrute e reduza o stress

A prática de exercício contribui para reduzir os níveis de stress, trazendo benefícios para a sua saúde e o seu bem-estar. Desfrute da atividade, canalizando a sua atenção no momento.

 

Exercite na companhia de um amigo

Outra estratégia é dispor de companhia para as caminhadas, corridas ou aulas no ginásio – verá que irão motivar-se reciprocamente.

 

Experimente uma modalidade

Experiencie uma atividade física que nunca tenha realizado ou que tenha curiosidade em experimentar. Poderá sentir-se surpreendido consigo próprio.

 

Promova o convívio

O exercício físico proporciona o contacto com outras pessoas, fomentando a integração social e evitando o isolamento. Conheça outras pessoas e aumente o convívio com os outros.