Aumente a sua atividade física

Viva com mais energia. Fique com conselhos práticos para tornar o seu estilo de vida mais ativo e saudável.

O sedentarismo é um dos principais desafios da sociedade atual. A Organização Mundial da Saúde encoraja a população a manter-se ativa, alertando para os riscos dos estilos de vida pouco saudáveis, nomeadamente o desenvolvimento de doenças não transmissíveis, incluindo a diabetes, a doença cardiovascular e o cancro.

A atividade física que realizamos espontaneamente na rotina diária permite combater o sedentarismo e aumenta a qualidade de vida. Além disso, é promotora de bem-estar e favorece a relação com os outros.

Tornar-se uma pessoa mais ativa fisicamente permitirá viver de forma mais saudável, sentir-se mais autónomo por mais tempo ao longo da vida e, portanto, mais feliz.

 

Estratégias e truques

Além do exercício físico que devemos praticar regularmente, é importante criar estratégias que nos ajudem a tornar mais ativos no dia-a-dia.

Fique com sugestões simples de tarefas que pode fazer para aumentar a atividade física:

  • Faça uma caminhada matinal para ativar o corpo;
  • Ao longo da sua jornada, evite estar sedentário durante mais de duas horas seguidas;
  • Suba mais vezes as escadas, em vez de usar o elevador (dependendo da sua mobilidade);
  • Deixe o carro mais longe do seu local de destino;
  • Vá às compras a pé (dependendo do peso das compras);
  • Se anda de transportes, saia uma paragem antes;
  • Sempre que possível, faça uma caminhada ligeira depois das refeições principais;
  • Adquira um podómetro para contar os passos, monitorizando a sua atividade;
  • Se tiver condições em casa, faça jardinagem ou agricultura;
  • Brinque com crianças nos parques, jardins, ao ar livre;
  • Passeie o cão.

 

O que deve evitar fazer

Evite estar demasiado tempo a ver televisão, sendo esta uma das principais razões para o aumento de sedentarismo.

As crianças não devem passar muito tempo ao computador ou a interagir com dispositivos tecnológicos. Limite o tempo de utilização deste tipo de aparelhos eletrónicos.

Se trabalha à secretária, deve levantar-se a cada duas horas. À hora de almoço saia para caminhar, mesmo que seja por pouco tempo.

Nas férias aproveite para realizar atividades que potenciem movimento (andar a pé, correr na praia, passear no campo, jogar ao ar livre).