Controlar o peso

Mantenha um peso saudável. Conheça os principais conselhos recomendados para manter um peso adequado ou para reduzir o peso em excesso.

Números evidenciam a importância do controlo do peso. Segundo os principais indicadores, mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso ou obesidade. A pré-obesidade, ou obesidade infantil, também constitui um problema crescente em Portugal.

As recomendações referem que a alimentação e a atividade física são os princípios básicos para manter ou alcançar um peso saudável, quer nas crianças quer nos adultos.

 

Benefícios do controlo de peso

Em termos de benefícios, o controlo de peso permite a manutenção de um peso adequado, promovendo um bem-estar geral do corpo e a diminuição de stress.

A redução de calorias na alimentação e a perda de peso moderada (de 5 a 7 kg) contribui para a melhoria dos níveis de açúcar no sangue (glicemias), a redução da gordura sanguínea (colesterol e triglicéridos) e da tensão arterial.

Além disso, ter um peso saudável previne a diabetes e reduz o risco de complicações cardiovasculares, sobretudo nas situações em que ocorre perda de gordura localizada na zona da barriga (perímetro abdominal).

 

Vigie o peso semanalmente

O controlo de peso deve ser realizado uma vez por semana, preferencialmente, em jejum.

Se tem peso normal, deve manter uma alimentação equilibrada, com a quantidade de calorias ingeridas adequada às calorias gastas diariamente. A prática regular de exercício é essencial para a manutenção do peso.

Se tem excesso de peso, a sua perda deve acontecer de forma gradual, através de um plano alimentar equilibrado, associado a um aumento de atividade física diária. Peça o apoio de um profissional de nutrição para recomendar um plano alimentar individualizado.

Manter os bons hábitos de alimentação e de atividade física que vão sendo adquiridos será essencial para manter o peso perdido na etapa seguinte.

 

Conselhos básicos

É essencial distribuir as refeições ao longo do dia, em horário regular, tomando o pequeno-almoço em casa.

Outro fator chave para o controlo de peso é apostar numa alimentação simples, variada e caseira.

Para reduzir o peso em excesso, realize pelo menos 30 a 60 minutos de atividade física moderada, cinco dias por semana.

Aumente a atividade física, escolhendo praticar uma atividade na companhia de um amigo, familiar ou vizinho que possa ter os mesmos objetivos, por exemplo.

Faça uma atividade física de que realmente goste, para que a possa adotar por um tempo prolongado, mantendo-se ativo regularmente.