Prevalência da Diabetes em Portugal

2015

1/10

1 milhão de portugueses 
tem diabetes

 

1/2

dos portugueses tem ou pode vir a ter diabetes

2040

642

milhões terão diabetes no mundo inteiro

Fique a saber quais os números mais recentes sobre a prevalência da diabetes, um problema de saúde pública em Portugal e em todo o mundo.

Segundo o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes (7.ª Edição), estima-se que existe um milhão de indivíduos com diabetes em Portugal.

Mais de 40% da população portuguesa (20-79 anos) tem diabetes ou encontra-se em risco de vir a ter esta doença crónica.

 

Envelhecimento da população

As estatísticas evidenciam a relação entre o aumento da prevalência da diabetes e a idade da população; em Portugal, mais de um quarto das pessoas entre os 60-79 anos tem diabetes.

 

Diferenças de género

Os números referem que se verifica uma maior prevalência da diabetes nos homens (15,6%) do que nas mulheres (10,7%).

 

Excesso de peso e obesidade

É evidente a existência de uma relação entre a diabetes e o índice de massa corporal (IMC), com perto de 90% da população com diabetes a ter excesso de peso (49,2%) ou obesidade (39,6%).

A prevalência da diabetes nas pessoas obesas (IMC›= 30) é cerca de quatro vezes maior do que nas pessoas com IMC normal (IMC‹25).

 

Prevalência da diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 nas crianças e nos jovens em Portugal atingiu, em 2014, 3 365 indivíduos, entre os 0 e os 19 anos.

 

Diabetes gestacional

Entre as mulheres que utilizaram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2014, foram detetados 4 327 casos de diabetes gestacional, em Portugal Continental.

Verifica-se que a prevalência da diabetes gestacional aumenta com a idade das parturientes, atingindo os 16,5% nas mulheres com idade superior a 40 anos.

 

Cuidados de Saúde Primários

Em 2014, na rede de cuidados de saúde primários do SNS de Portugal Continental encontravam-se registados 764 598 utentes com diabetes.

 

Internamentos hospitalares

O número de utentes saídos dos internamentos dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em que a diabetes se assume como diagnóstico principal, também apresenta uma tendência de crescimento, segundo o relatório.

 

Anos de vida perdidos por diabetes

Na última década tem-se verificado uma diminuição significativa do número de anos potenciais de vida perdida por diabetes em Portugal.

No entanto, em 2013, a diabetes representou cerca de oito anos de vida perdida por cada óbito por diabetes na população com idade inferior a 70 anos.

 

Complicações

A diabetes é uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral.

As estatísticas alertam para a importância da prevenção das complicações que, além do sofrimento humano causado às pessoas com diabetes e às suas famílias, têm um impacto significativo ao nível de custos económicos – os custos da diabetes representaram 10% da despesa em saúde em 2014.

 

A diabetes no mundo

Em suma, a diabetes é uma doença em larga expansão em Portugal. Não obstante, a diabetes evolui em larga escala um pouco por todo o mundo. Segundo a International Diabetes Federation (IDF):

  • Existem no mundo 415 milhões de pessoas com diabetes.

  • Em 2040 estima-se a existência de 642 milhões de pessoas com diabetes.

  • O número de pessoas com diabetes tipo 2 está a aumentar em todos os países.

  • 1 em cada 2 adultos com diabetes tipo 2 desconhece que tem a doença.

  • A diabetes provocou 5 milhões de mortes em 2015. A cada 6 segundos morre uma pessoa por causa da diabetes.

  • 86 mil crianças e jovens desenvolveram diabetes tipo 1 em 2015.